Thursday, July 28, 2005

Café Milagre

Quando pequeno (e quando adolescente também, por que não?), eu não tomava café. Achava quente demais, escuro demais, amargo demais. E como eu era extremamente chato com comidas e bebidas quando pequeno, era mais um liquído pra lista dos que eu olhava e dizia:

- Eca!

Enfim, eu não gostava de café. Até, que certa vez, mais crescidinho (nossa, até parece que eu sou um cara vivido...) viajei para um encontro de estudantes de Letras em São Carlos, interior de São Paulo. Para quem estava acostumado com o calor do Nordeste brasileito, nosso friozinho ameno dos meses chuvosos, aquela foi uma experiência pra lá de fria. Tive que comprar luvas, ficava com um moleton por baixo do jeans, casaco, blusa, duas meias, tudo que pudesse usar pra me aquecer. Foi aí que, pela primeira vez, fui apresentado aos poderes revitalizantes do café!

Ah, o café....

Naquele tempo frio como a desgraça (cheguei ao meu recorde de 9 graus celsius), o café e o chocolate quente eram meus melhores amigos. Mas o café tinha aquele gostinho de amor novo, recém descoberto, sem mágoa, sem desgaste, uma delícia.

Quando voltei para Aracaju e contei para minha mãe sobre minha nova paixão, ela ficou mais entusiasmada do que eu. Sempre que podia, no começo da noite, me chamava para com ela saborear um café, um pão quentinho com manteiga e uma conversa bem leve. Mas eu descuidei, esqueci as lições que a raposa ensina, não fui responsável com aquilo que cativei, e meu affair com o café logo foi relegado ao esquecimento.

Até que ontem, em meio a uma reunião informal de trabalho, no ateliê de Milton, o professor de artes, me foi oferecida, no mesmo horário que minha mãe costumava me chamar, aquela velha paixão há muito guardada no Armário das Coisas Esquecidas. Meu receio me segurou um pouco, coloquei apenas meia xícara, estava com medo dessa experiência de reencontro. Mas foi maravilhoso, e apenas a presença daquelas pessoas que tão pouco compartilham da minha intimidade me impediu de repetir a dose tomada.

Ah, mas o destino tem suas brincadeiras. Quando acordo hoje, cedo, para, ainda em férias, começar a corrigir algumas redações que tinha que entregar às 9:00, quem encontro ao, inocente como eu só, descer as escadas em busca de um pouco de água? A minha querida, minha reencontrada, minha "Eros & Psiquê", meu amor. Ela me seguiu até em casa, e parece que agora não vai mais me deixar. Tomei uma xícara bem tomada, mas só uma, para não queimar rápido esse amor. Estou feliz, elétrico, contente, pleno, disposto, tudo que não despertava em mim há algum tempo. O sol brilha lindo como ele só porque tomei café.

Sim, eu estou apaixonado pelo café!

5 comments:

Anonymous said...

Café é bom..
Pra mim já passou de paixão pra vício. Nada de meia xícara ou copinho, só no exagero, no sabor do quero mais.
No final das contas, é igual a bebida: aprecie com moderação!
:**

Anonymous said...

Tb sempre odiei café. Só comecei a gostar sob pressão, exatamente como vc. Hj minha paixão permanece adormecida, tem tempo q não converso com ela... Mas café pra mim tem q ser quente e bem quente! Ehehe

Beijo! :**


p.s: Deu pra sentir q era um poema ;)

Anonymous said...

Eu não começo o dia sem um café
bem quentinho...aliás, em Portugal, o café é um pretexto para uma reunião entre amigos. Uma espécie de hábito social."Vamos tomar café logo mais?" É quase uma tradição. E no Inverno ? Nada mais reconfortante do que ouvir a chuva lá fora e aquecermo-nos com um café, no sofá, ao pé do lume...
Enjoy your coffee!

Anonymous said...

Eu sempre gostei do cheiro de café, meu ilustríssimo amigo. Mas, só do cheiro!
Ainda assim, sempre achei chic, bonito - tenho mania de achar certos tipos de comida e/ou bebidas sendo apreciados pelas pessoas - quem tomava café. Sempre olhava...olhava...prestava atenção no jeito de pegar a xícara, quantidades...coisa minha.
Foi quando num certo estágio que fiz, todas as pessoas tomavam seu cafezinho - que era preto e nem taum bom - todas as manhã. Tive que aderir ao hábito, mais pra naum fechar os olhos - jah que muitas vezes ia dormir tarde no dia anterior - do que pelo prazer e gosto.
Café é bom, naum mais que o cheiro, na minha humilde opinião de quem naum eh adepta a tal apreciação mas, gosto de tomar um cafezinho de vez em quando.
Aquele do shopping com chantilly em cima eh o auge, na minha opinião.
O frio combina muito com café...aqui naum eh frio, logo naum se tem muito o hábito. E soh naum eh melhor que duas coisas no frio:
1. assistir filmes debaixo de edredons com uma boa compainha (ou sozinho mesmo)
2. fuá fuá (PIB)*Veeeeshhhhh*
xero Vlad
;D

Anonymous said...

Fiquei sem palavras; não são só os post as obras primas - os coments também.

Aqui em Minas, café é mais que tradição: é obrigatório.
Mas cuidado! Essa bebida vicia.
Eu sei, sou vítima.

MUITO FODA O BLOG!