Friday, June 03, 2005

Karma poético

Paulo Leminski deve ser meu karma poético. Tantos poemas conseguem me tocar, me entender, me consolar, me doer. Os poemas de leminski são minhas amantes à noite, me mantendo acordado ou sonolento, abatido ou revigorado. Tento penetrar pela carne de suas palavras, às vezes falho, às vezes me repelem. Mas, ah!, a explosão de prazer, ínfimos contatos da alma, quando dentro deles consigo estar.


Ais ou menos
(oração pela descrença)

Senhor,
peço poderes sobre o sono
esse sol em que me ponho
a sofrer meus ais ou menos,
sombra quem sabe, dentro de um sonho.
Quero forças para o salto
do abismo onde me encontro
ao hiato onde me falto.
Por dentro de mim, a pedra,
e, aos pés da pedra,
essa sombra, pedra que se esfalfa.
Pedra, letra, estrela à solta
sim, quero viver sem fé,
levar a vida que falta
sem nunca saber quem é.

5 comments:

Anonymous said...

Não conheço esse autor mas gostei. Sugere-me, no entanto, um outro poema de Miguel Torga:
"Passo a noite a sonhar o amanhecer./Sou a ave da esperança./Pássaro triste que na luz do sol/Aquece as alegrias do futuro,/O tempo que há-de vir sem este muro/De silêncio e negrura/A cercá-lo de medo e de espessura/Maciça e tumular;/O tempo que há-de vir- esse desejo/Com asas, primavera e liberdade;/tempo esse que ningúem há-de corromper/Com palavras de amor, que são a morte/Antes de se morrer."

Espero que aprecie.

Mais vale chorar os nossos erros do que os nossos medos.

"I've got the right to be wrong"-Joss Stone

Anonymous said...

Ahh, saltar ao hiato onde me falto...
estou triste, mas isso eh lindo!
bjsssss!

Anonymous said...

Vlad...
Andei sumida daqui, mas sempre ei de aparecer, naum se preocupe!
Adoro poesias como essa, apesar de achar naum entedê-las.
Posso dar uma dica?
Acharia interessante se tu sempre viesse ler os comentários e interagisse com as pessoas que visitam, pode gerar discursões e tu ainda consegue conhecer cada um que passa por aqui, ou talvez, aprender ainda mais alguma coisa. É legal, vai por mim!
PS: Mas, fique a vontade...
Xeru

Vladimir Oliveira said...

Paspa, eu sempre leio os comentários e agradeço a todos que os deixam.
Mas sinto que devo continuar com a tradição de autoritarismo e reclusão desse blog e me manter afastado dos comentários.

Anonymous said...

Ok friend!